sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Manchas


Estava lendo o site da Gazeta do Povo e achei algo bem interessante e útil.
Resolvi compartilhar. O assunto é: como remover manchas!
Veja como tratar cada tipo de mancha:

Sangue
Use água oxigenada 20 volumes. O ideal é embebedar um algodão com o líquido e passar no tecido de maneira suave, porém contínua. Depois, lave a roupa com água fria e sabão.
Tinta de caneta
Utilize um cotonete molhado com álcool. Passe no local várias vezes, sempre fazendo um movimento suave e contínuo. Como a tinta costuma ser resistente, tenha paciência.
Café
Passe uma pedra de gelo pela mancha. Também é possível retirá-la usando sabão em barra ou detergente neutro.
Óleo, azeite e gordura
Coloque um pouco de detergente neutro e esfregue a área manchada até os produtos se soltarem do tecido. Outra sugestão que funciona é jogar um pouco de talco, esperar alguns minutos e remover com o auxílio de um papel absorvente.
Chiclete
Passe um cubo de gelo no local, o que faz o chiclete endurecer e se soltar do tecido. Caso o espaço ocupado pelo chiclete seja muito grande, coloque a peça em um saco plástico e coloque no freezer. Depois de “congelado”, o chiclete facilmente pode ser removido com as mãos.
Esmalte
Passe spray de cabelo sobre a mancha e lave com água e sabão depois. Outra tática infalível é passar um algodão embebido em acetona ou removedor de esmalte delicadamente sobre a peça.
Suor/Perfume
Pode ser retirada com sumo de limão verde. O ideal é colocar o sumo sobre a mancha seca e deixar agir por um tempo, até perceber que ela está sumindo. Depois, lave com água e sabão. Se a roupa for branca e de algodão, você pode usar alvejante puro, deixar agir por 15 segundos, lavar e aplicar um pouco de sabão em barra. Lave em seguida e repita a operação até a mancha sumir. Se a peça não for branca, umedeça um pedaço de sabão neutro em barra, faça uma pasta e aplique no local por 10 minutos. Lave e repita quantas vezes forem necessárias.

Veja a matéria completa clicando aqui.


Nenhum comentário: